Porque o adestramento é importante e quais os benefícios

Alimentação ideal para gatos
21 de dezembro de 2018
Como denunciar maus tratos de animais?
15 de janeiro de 2019

Porque o adestramento é importante e quais os benefícios

O processo de adestramento de um cão, pode ser associado a uma boa educação, assim como nós devemos ter, para que haja um bom convívio familiar e em qualquer outro ambiente.

Cada animal possui sua particularidade, mas o fato é que ele refletirá as atitudes do dono, portanto essas devem ser condizentes ao que se espera, ou seja, não se pode esperar alguma atitude extremamente positiva se a linguagem errada está sendo utilizada.

Ao contrário do que muitos pensam, o adestramento não tem uma idade, porte ou raça específica para que seja feito, o ideal é que o animal respeite seu dono por amor e não por ficar com medo de ser castigado.

Dentre os benefícios de um bom adestramento podemos citar:

-Diminuição do estresse

-Percepção aguçada

-Alto grau de sociabilidade

-Aumento do vínculo com os donos

-Reconhecimento de liderança

Para iniciar o processo de adestramento, é ideal que o dono tenha em mente que cada cachorro tem um temperamento diferente, ou seja, nem sempre ele reagirá aos comandos da mesma forma que a maioria, por isso um profissional adequado é indicado para o serviço.

Existem alguns feedbacks positivos, para que o cachorro entenda que fez algo da maneira certa, dentre eles estão: entrega de guloseimas, palavras de aprovação e carinhos.

O adestramento, deve ser levado como algo contínuo durante a vida do animal, de nada adianta treina-lo este ano e depois não impor mais as regras, pois ele retornará ao seu comportamento do princípio.

A obediência é fruto de todo o trabalho de treinamento, além de ser a maneira mais fácil de saber se o adestramento está surtindo efeitos.

Existem diversos ambientes que podem servir para o adestramento, dentre eles além de sua própria residência, podem estar inclusos parques, ruas e locais próprios.

Por fim, o site Meus Animais, cita 3 itens que podem influenciar no adestramento, confira:

  • O lugar

Se você escolher um lugar em que hajam muitas distrações, é provável que o seu cachorro não preste atenção em você. Procure um lugar onde ambos possam ficar relaxados, e no qual o animal possa se sentir à vontade e ouvir a sua voz com clareza.

  • O momento

Se você quiser adestrar o seu cachorro com sucesso, não escolha momentos inapropriados, como a hora de comer, por exemplo. Depois de comer também não é uma boa ideia, é possível que o animal sinta sono e não consiga manter um bom nível de concentração.

  • Os métodos

Não tente adestrar o seu cachorro se você não souber como fazer. Hoje em dia, temos uma ferramenta maravilhosa chamada Internet, com a qual você pode saber o que é necessário para que cada desejo que você queira ou precise do seu cachorro seja obedecido. No entanto, seu veterinário pode te ajudar e dar bons conselhos a você. Porém, lembre-se que o sucesso de um bom adestramento são os métodos, esqueça os mitos e adestre seu animal de estimação com amor e carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *