PetCube
13 de dezembro de 2018
Cuidados na alimentação de um furão
13 de dezembro de 2018

Alimentação para hamsters

Devido a pouca necessidade de espaço, os hamsters acabam sendo uma ótima opção de pet, além de serem curiosos e simpáticos.

A alimentação para este tipo de animal deve ser balanceada, incluindo vegetais, frutos, sementes e rações.

Os grãos, são a base da alimentação geral de todos os roedores domésticos, pois contem proteínas e carboidratos.

Já os frutos secos, complementam a dieta pois são ricos em proteínas, porém não devem ser oferecidos todos os dias, sendo uma vez por semana o suficiente.

Neste item podem ser inclusos: castanhas, amêndoas e nozes.

Os cereais e legumes são considerados alimentos com baixos teores de gorduras, ideais pra que seu hamster não sofra de obesidade.

Devem ser servidos crus: milho, cevada, aveia, trigo e lentilhas.

Os vegetais frescos de cor escura, são ótimos pedidos de petiscos para o hamster, para presenteá-lo de vez em quando ou ao fazer algo que você tenha mandado.

O ideal é evitar alimentos ricos em água, como melancias e alface, pois podem provocar facilmente uma diarreia, ao roedor.

Geralmente, eles adoram peras e bananas, mas ao notar que o animal não comeu o alimento, aguarde no máximo 12h e descarte-os, afim de evitar que o mesmo estrague.

A dica válida para uma alimentação geral de frutas, é de que você lave bem os alimentos, para que eles não tenham contato com os agrotóxicos, cada vez mais usados nesses tipos de comidas.

Além de todas essas opções, lembre-se de sempre deixar o bebedouro do animal limpo e com água fresca. Um ótimo tipo de bebedouro é o “biberão”, que fica pendurado nas grades da gaiola, onde o hamster pode beber água em pé, mas caso seu animal seja recém-nascido, é indicado que primeiro ele beba em recipientes solo.

Existem alimentos altamente proibidos para roedores, como petiscos com altas doses de açúcar e cafeína, pois podem causar consequências médicas sérias, levando até mesmo ao óbito do animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *